Hesitar para ler é perder tempo.

Mwéene-Ndaka
Poemas Dalangola e Muito Mais
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Maria da Cruz Rolão (quem foi?)
Falecida em 21 de Setembro 1890 (aos 73 anos) em Moçâmedes,  Maria da Cruz Rolão foi uma mulher destemida, viúva de José Rolão. Com o marido e dois filhos emigraram para à Baía dos Tigres, depois de se estabelecerem provisoriamente em Porto do Pinda. Pouco tempo depois, fixaram residência em Porto Alexandre. A sua família e outros emigrantes que os acompanharam, foram os primeiros habitantes brancos de Porto Alexandre.
Depois do falecimento do seu marido, a quem os outros companheiros de labuta o consultavam sobre cuidados agasalhadores e lide piscatória, passou a dirigir os emigrantes. Chamavam-lhe "a regedora". Superintendia nos trabalhos dos colonos, emitindo ordens atendendo os interesses comuns e resolvendo, de forma acertiva, os problemas dos pescadores.
Foi uma mulher atenciosa e protectora dos seus administrados. Pois, em benefício da colónia, num certo dia, mandou içar uma bandeira portuguesa num pau, depois saltou com dois criados para um bote e dirigiram-se para bordo do navio inglês que fundeara em Porto Alexandre onde fez exercícios militares que assustou a população, principalmente as mulheres e crianças que, chorosas, pressionaram a regedora a tomar essa medida, pois temiam que os seus maridos, país ou irmãos viessem a ser vítimas das más pontaria.
Imaginam a coragem dessa mulher que falava apenas português, que com certeza os  ingleses não compreenderiam. Ela fez os ingleses pararem com aquele perigoso exercício, com um veemente discurso de gestos solenes e autoritários apontando para as peças e para a península. Acho que foi dramático.
Maria da Cruz Rolão foi uma arrojada viúva, improvisada e benemérita regedora de Porto Alexandre, mulher de índole varonil, perspicaz inspiradora de sensatos conselhos, de nobres e brilhantes exemplos de coragem, civismo e de amor ao trabalho. Viva!

©️ Mwéene-Ndaka 🇦🇴
Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 18/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Poema Dalangola US$ 4.00

Facebook:

Mwéene Ndaka

Poema Dalangola

Instagram:

poemadalangola

PENSADOR:

José Cambinda Dala

Recanto das Letras:

Poema Dalangola